Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Após 83 anos, Calderano é o primeiro atleta das Américas entre os quatro melhores do mundo

Atletismo

23/11/2021 08h29

Tênis de mesa

Após 83 anos, Calderano é o primeiro atleta das Américas entre os quatro melhores do mundo

Brasileiro iguala o ponto máximo que um atleta das Américas já alcançou na modalidade. Bruna Takahashi alcança melhor ranking de sua carreira

Há 83 anos um atleta das Américas não ocupava o posto de quarto melhor do mundo no tênis de mesa, ponto máximo que um atleta do continente já chegou na modalidade. Neste 23 de novembro de 2021, o carioca Hugo Calderano quebrou esse jejum, ao alcançar a posição número 4 do ranking mundial masculino, atualizado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

A lista divulgada nesta terça mostra três chineses nas primeiras colocações. Calderano é o primeiro de outro país a figurar no ranking atualizado, com 8.964 pontos. Fan Zhendong lidera, com 12.494, seguido por Ma Long (12.212) e Xu Xin (10.356). A distância dele para o, agora, quinto colocado, o japonês Tomokazu Harimoto, é de 255 pontos.

Foto: Abelardo Mendes Jr. / rededoesporte.gov.br

Antes da criação do ranking mundial, apenas um atleta das Américas havia chegado tão longe: Sol Schiff, dos Estados Unidos, em 1938, reconhecido como quarto melhor daquela temporada pela ITTF. Calderano alcançou o patamar e pode ser o primeiro do continente a ir além. Ele inicia sua trajetória no Mundial de Houston, nos Estados Unidos, nesta quarta. Um bom resultado pode levá-lo ao terceiro posto em dezembro.

A subida do brasileiro foi determinada pelo título do Campeonato Pan-Americano, conquistado no dia 15, em Lima, no Peru. Com o resultado, ele somou 500 pontos no ranking, o que lhe possibilitou ultrapassar seu concorrente direto, Harimoto.

Dois outros atletas no masculino deram um salto no ranking mundial masculino. Vitor Ishiy subiu oito posições na nova lista e agora é o 55° colocado. Eric Jouti pulou nove posições e agora é o 83°. Gustavo Tsuboi permanece na posição número 38, como o segundo melhor brasileiro. Thiago Monteiro ocupa o 92° lugar, fechando a lista de atletas do país no Top 100.

Calderano, o primeiro não chinês no ranking mundial

Bruna e dupla mista

Bruna Takahashi também vai se firmando entre as grandes no tênis de mesa feminino. A atleta subiu do 47° para o 38° lugar. Nunca uma mulher brasileira chegou tão longe no ranking mundial. Na atualização da lista, Caroline Kumahara voltou a ser a número 2 do país, em 136°, e Jessica Yamada ocupa a posição 142.

Outra boa notícia na divulgação do ranking foi a dupla mista Bruna Takahashi/Vitor Ishiy, que figura no Top 15 mundial pela primeira vez. Os brasileiros ocupam o 13° lugar, com 865 pontos, a apenas quatro de distância da parceria bielorrussa Daria Trigolos/Aleksandr Khanin.

A dupla iniciou a temporada em 64° no ranking e foi crescendo após bons resultados, entre os oito melhores de eventos do WTT e, agora, com o título do Campeonato Pan-Americano.

No ranking de duplas femininas, a parceria Caroline Kumahara/Jessica Yamada saltou 50 posições e agora está em 78° lugar. Entre as parcerias masculinas, Eric Jouti/Vitor Ishiy avançou 55 e figura em 45°.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa