Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aos 42 anos, Nicholas Santos conquista a prata no Mundial de natação

Natação

19/06/2022 20h00

Natação

Aos 42 anos, Nicholas Santos conquista a prata no Mundial de natação

Atleta mais experiente da seleção brasileira subiu ao pódio nos 50m borboleta de piscina longa pela quarta vez em sua carreira

Ele fez valer mais uma vez a qualificação de "interminável". O paulista de Ribeiro Preto Nicholas Santos conquistou neste domingo a medalha de prata nos 50m borboleta pela terceira vez num campeonato mundial. Aos 42 anos, o brasileiro ampliou a coleção de pódios e se consolidou como o atleta mais velho a conquistar uma medalha na história competição, que tem a edição de 2022 em Budapeste, na Hungria.

A mesma Duna Arena já tinha visto Nicholas Santos brilhar. Em 2017, na mesma prova, só que aos 37 anos, Nicholas também havia conquistado a prata. Cinco anos depois, o brasileiro mostrou por que é uma lenda da Natação e voltou ao pódio com 22s78. Ele foi superado apenas pelo fenômeno Caeleb Dressel (22s57), dos Estados Unidos, dono de oito medalhas olímpicas. O bronze foi para outro norte-americano, Michael Andrew, com 22s79.

Nicholas mais uma vez no pódio dos 50m borboleta: fenômeno de longevidade. Foto: Fina

Esta é a quarta medalha de Nicholas Santos em mundiais em piscina de 50 metros. Além das duas conquistadas na Duna Arena, ele também possui a prata conquistada em Kazan 2015 e um bronze em Gwangju 2019. Todas nos 50m borboleta. E ele não descarta estar novamente no Mundial de 2023. "Não quero fazer projeções de longo prazo, para daqui um ano. Agora é curtir mais essa medalha e retomar os treinos na sequência. Vamos ver o que vem pela frente", comentou.

Em dose dupla

Beatriz Dizotti e Viviane Jungblut estão na final dos 1500m livre feminino. Com duas belas atuações, as brasileiras garantiram seus lugares na disputa final da prova que será nesta segunda-feira, a partir das 13h (de Brasília). Beatriz, inclusive, com 16min08s35, quebrou o recorde brasileiro da prova, que era de Viviane. Esta é a primeira vez que o Brasil tem duas mulheres em uma final de Campeonato Mundial de piscina longa.

Nos 200m livre, Fernando Scheffer nadou mais uma vez na casa do 1min46s. Na semifinal, esteve entre os primeiros durante todo o percurso. No final de prova, porém, o medalhista olímpico em Tóquio acabou alcançado pelos rivais e terminou na 9ª colocação geral, fora da decisão.

Nado Artístico

O Brasil está na final da equipe técnica no Nado Artístico. A seleção formada por Vitória Casale, Jullia Catharino, Rafaela Garcia, Luiza Lopes, Laura Micucci, Celina Rangel, Gabriela Regly e Anna Giulia Veloso garantiu a 12ª colocação nas eliminatórias e vai disputar a final. O Brasil não chegava a uma final de Mundial na Equipe Técnica desde Kazan 2015.

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)