Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ana Sátila inicia a temporada olímpica da canoagem slalom na Austrália

Canoagem

03/02/2016 14h52

Canoagem slalom

Ana Sátila inicia a temporada olímpica da canoagem slalom na Austrália

Canoísta já está garantida para competir nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e participa de competição na Oceania de olho nas Olimpíadas do Brasil

Jovem promessa da canoagem slalom do Brasil e esperança de medalha nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Ana Sátila começa o ano mais importante de sua história participando, neste fim de semana, do Australian Open de Canoagem Slalom, em Penrith, na Austrália.

“Estamos com os treinamentos a todo o vapor buscando iniciar bem a temporada”, diz Ana, que já tem sua vaga garantida nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

1130GettyImages149220032anasatila.jpg
Ana Sátila, em ação durante os Jogos Olímpicos Londres 2012. Foto: Christian Petersen/Getty Images

A competição australiana contará com os principais nomes da canoagem slalom mundial como, por exemplo, o tcheco Jiri Prskavec, campeão mundial em 2015 no K1 Masculino. Além dele, participam os alemães campeões mundiais no C2 Masculino, Franz Anton e Jan Benzien; a tcheca Katerina Kudejova, atual melhor do K1 Feminino; entre outros expoentes.

Para os anfitriões, o evento terá um gostinho especial, pois será a seletiva australiana que classificará os melhores canoístas para os Jogos no Rio de janeiro. A australiana Jessica Fox, concorrente de Sátila pelo K1 Feminino e fenômeno mundial da modalidade, conquistou uma prata em Londres 2012 e busca melhorar ainda mais seu resultado no Rio 2016.

Segundo Ettore Ivaldi, treinador da equipe brasileira, o ano começa com muito trabalho. “Ana está fazendo treinamentos de uma hora por dia e realizando em média onze descidas. Ela está muito dedicada e vamos buscar bons resultados aqui. Também será importante para avaliar as suas concorrentes neste ano”, ressalta.

Sátila é a única representante brasileira na Oceania, pois já tem sua vaga garantida para Jogos Olímpicos Rio 2016. “Não haverá seletivas no K1 Feminino em decorrência dos inúmeros resultados expressivos de Sátila nestes últimos anos. Assim, ela já tem garantida sua vaga nesta categoria para o Rio 2016”, explica Argos Rodrigues, supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem (CBC).

Os outros integrantes da Equipe Permanente das categorias K1, C1 e C2 Masculino estão realizando treinos no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, todos focados na preparação para a Seletiva Nacional que acontecerá em março e definirá os atletas que representarão o Brasil na temporada 2016 em competições internacionais.

Brasileiros no Rio 2016

A Confederação Brasileira de Canoagem definiu através de uma circular (003/2016) como será a convocação para as competições internacionais de 2016. Os competidores que representarão o Brasil nestes eventos serão definidos nas seletivas nacionais agendadas para o Canal Rio, no Rio de Janeiro, nos dias 23, 24 e 25 de março. Estão aptos a participar do evento 40 embarcações ou 46 atletas de acordo com o Ranking 2015.

Os atletas das categorias K1, C1 e C2 Masculino nos Jogos Olímpicos serão definidos após disputarem as três etapas da Copa do Mundo, sendo a última realizada em Pau, na França, nos dias 18 e 19 de junho. Apenas os melhores atletas da Seletiva Nacional estarão brigando pela vaga olímpica. Por ser país-sede o Brasil tem uma vaga garantida em cada categoria oficial para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem