Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ana Sátila garante ouro em fim de semana especial para o Brasil na canoagem slalom

Canoagem

18/10/2020 15h01

Canoagem Slalom

Ana Sátila garante ouro em fim de semana especial para o Brasil na canoagem slalom

Competindo pela C1 (canoa individual), atleta conquistou o feito na etapa da Copa do Mundo em Tacen, na Eslovênia. No sábado (17), Pepê Gonçalves já havia faturado ouro e bronze

O Brasil garantiu mais um feito inédito na etapa de Tacen, na Eslovênia, da Copa do Mundo de canoagem slalom. Ana Sátila, competindo pelo C1 (canoa individual), conquistou o ouro. No sábado, Pedro Gonçalves já tinha garantido duas medalhas que também entram para a história da modalidade: um bronze pelo K1 (caiaque individual) e o ouro no K1 Extremo, modalidade que está sendo cotada para entrar no programa olímpico em Paris 2024.

Foto: Breno Barros/ rededoesporte.gov.br

Os atletas estão há praticamente um mês na Europa. Eles fazem parte da Missão Europa do Comitê Olímpico Brasileiro, que levou atletas de diversas modalidades para o velho continente para garantir a continuidade de treinos e competições.

“Estou muito contente com o resultado. Sair daqui com um ouro é importante. No sábado eu tinha competido bem pelo K1, mas perdi a ultima baliza. Superei o erro e coloquei forças para buscar esse ouro”
Ana Sátila

Ana Sátila fez o tempo de 93s64 segundos e, mesmo com um toque na baliza sete, teve larga vantagem de 1s73 para a segunda colocada, a francesa Lucie Prioux. A terceira posição foi para a norte-americana, Evy Leibfarth.

“Estou muito contente com o resultado. Sair daqui com uma medalha de ouro é importante para mim. No sábado eu tinha competido bem pelo K1, mas perdi a ultima baliza. Superei o erro e coloquei forças para buscar esse ouro. As medalhas do Pepê também me inspiraram para conquistar essa hoje”, conta a canoísta.

Na prova do sábado, ela já havia sido a mais rápida, mas, como perdeu a última baliza, teve um acréscimo de 50 segundos em seu tempo final e acabou em nono lugar. O ouro na Eslovênia é a quinta medalha em Copas do Mundo de Ana. Ela já tinha duas medalhas de prata no K1 e dois bronzes pelo C1.

Além de Pepê e Ana Sátila, Felipe Borges e Mathieu Desnos representaram o Brasil no evento. Borges competiu neste domingo (18.10) e ficou em 12º lugar pelo C1 (canoa individual). Mathieu Desnos no K1 garantiu o 17º lugar.

“É muito bom acordar no domingo assim. Todos os atletas da Canoagem Slalom estão de parabéns, trabalhamos muito com o Comitê Olímpico do Brasil para garantir a ida deles para a Europa, também para manter os treinamentos no Parque Radical de Deodoro no Rio de Janeiro. São etapas vencidas que somadas garantem esses resultados históricos”, fala João Tomasini, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem