Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alemanha vence Suécia e conquista ouro olímpico inédito no futebol feminino

Futebol

19/08/2016 21h39

Maracanã

Alemanha vence Suécia e conquista ouro olímpico inédito no futebol feminino

A final olímpica terminou com o placar de 2 x 1 para as germânicas
1 | 3
Foto: Getty Images
2 | 3
Foto: Getty Images
3 | 3
Foto: Getty Images
GettyImages-592217252.jpg
GettyImages-592216546.jpg
GettyImages-592223978.jpg

Dois anos após a seleção masculina da Alemanha ganhar a Copa do Mundo da FIFA, o Maracanã foi palco de um novo triunfo alemão: a conquista da inédita medalha de ouro do futebol feminino nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A final realizada nesta sexta-feira (18.08) terminou com o placar de 2 x 1 para as germânicas, que marcaram com Marozsan e Sembrant (contra). Blackstenius diminuiu o placar para a Suécia. Apesar de a torcida brasileira ter apoiado a Suécia em tempo integral, as alemãs saíram muito aplaudidas ao fim da partida. Na disputa pela medalha de bronze, o Brasil foi derrotado pelo Canadá.

Alemanha e Suécia fizeram campanhas parecidas até chegarem à final olímpica. Na primeira fase, as duas seleções tiveram uma vitória, um empate e perderam para as mesmas seleções que enfrentaram, e venceram, nas semifinais. As alemãs foram derrotadas pelo Canadá na fase inicial do torneio mas, na semifinal, se classificaram em cima das canadenses. Já a Suécia foi goleada pela seleção brasileira na etapa de grupos, por 5 x 1. No entanto, no jogo por uma vaga na final, as suecas se retrancaram, levaram o empate até o fim e venceram as meninas do Brasil nas cobranças de penalidades.

O jogo

A Suécia começou a partida pressionando a Alemanha e até os 10 minutos de jogo já havia desperdiçado duas boas chances de gol. Aos poucos, a Alemanha foi dominando a partida, passou a ter as melhores oportunidades e quase abriu o placar em três chances claras. O jogo seguiu equilibrado e sem gols até o apito final nos primeiros 45 minutos.

Na etapa complementar, logos aos dois minutos, a Alemanha partiu para o ataque e Dzsenifer Marozsan acertou belo chute de fora da área, no ângulo esquerdo da meta de Lindahl: 1 x 0. Aos 15, Marozsan cobrou falta na trave e no rebote a zagueira Sembrant marcou contra: 2 x 0. Aos 20, após cruzamento na área, Blackstenius, que havia acabado de entrar, completou para o fundo das redes e diminuiu.

Nos minutos finais, a Suécia foi para cima do time alemão e, com o apoio da torcida brasileira, criou vários lances perigosos, mas não marcou. Bom para Alemanha, que segurou o resultado e deu a volta olímpica no estádio. 

Muitos torcedores permaneceram no Maracanã para a cerimônia de premiação. Como Brasil e Canadá jogaram em São Paulo, o pódio foi formado apenas por Alemanha e Suécia. Muita festa para as medalhistas, que retribuíram com coração com as mãos, acenos, reverências e beijos.

Rafael Brais - brasil2016.gov.br