Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alegria brasileira contagia Vila Parapan-Americana durante hasteamento da bandeira nacional em Lima

Atletismo

22/08/2019 21h30

Lima 2019

Alegria brasileira contagia Vila Parapan-Americana durante hasteamento da bandeira nacional em Lima

Leomon Moreno, jogador de goalball, foi anunciado como porta-bandeira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Parapan-Americanos

Banner - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima começaram oficialmente para os atletas brasileiros. O Hino Nacional tocou pela primeira vez na Vila Parapan-Americana, na capital peruana. Os atletas participaram, nesta quinta-feira (22.08), da cerimônia oficial de boas-vindas, com o hasteamento da bandeira nacional na principal competição paralímpica das Américas. Na oportunidade, o jogador de goalball Leomon Moreno foi anunciado como porta-bandeira da delegação na cerimônia de abertura dos Jogos,  agendada para esta sexta-feira (23,08). A cerimônia de hasteamento contou com a presença do secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil.

48602665672_8e85ecc2da_k1.jpg
Delegação brasileira na cerimônia de hasteamento da bandeira. Foto: Francisco Medeiros/Rededoesporte.gov.br

Na área internacional da vila, cerca de 200 atletas brasileiros fizeram festa e assistiram a uma apresentação artística com dança e música tradicional que resgatou a história dos povos peruanos. Ao lado dos brasileiros, também foram realizadas as cerimônias de hasteamento da bandeira das delegações dos Estados Unidos e da Guiana.

"É o momento em que a gente oficialmente inicia a trajetória para essa competição, que para nós é muito importante. Essa cerimônia é sempre um momento que nos emociona muito", afirmou o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado.

secretarioDelcioBrasil.png
Secretário Décio Brasil durante visita à Vila dos atletas em Lima. Fotos: Paulo Rossi/Rededoesporte.gov.br

Para o secretário Décio Brasil, que representou o governo brasileiro na cerimônia e em seguida visitou as instalações da Vila, a delegação nacional tem mais uma oportunidade para mostrar a força do esporte paralímpico nacional. "As nossas expectativas são muito positivas. Espero que, como aconteceu no Pan, o Brasil possa surpreender a todos com o resultado que vamos alcançar. Tenho a certeza de que a delegação brasileira está muito bem preparada. São 315 atletas que estarão disputando medalha. A Secretaria do Esporte não poderia estar fora disso e por isso fiz questão de vir acompanhar os atletas brasileiros", disse.

Depois de ouvir o Hino Nacional brasileiro pela primeira vez nos Jogos Parapan-Americanos, os atletas que compareceram à cerimônia ressaltaram a importância do evento continental. "Mais uma cerimônia da bandeira de muitas que ainda virão na minha carreira. No meu primeiro Parapan, em Toronto 2015, eu não estava tão nervosa como neste. Parece que é o meu primeiro, porque está sendo um ciclo muito difícil para mim, várias cirurgias, com as duas últimas em 2017 e 2018, quando fiquei parada, tomando remédios, engordei muito e nem pensava em voltar a correr. Todo dia é um passo de cada vez e estou aqui com os meus amigos da delegação para fazer história mais uma vez", disse a velocista Verônica Hipólito.

"Tenho a certeza de que a delegação brasileira está muito bem preparada. A Secretaria do Esporte não poderia estar de fora. Por isso fiz questão de vir acompanhar os atletas,  porque tenho um carinho especial pelos atletas"
secretário Décio Brasil

Para o nadador Phelipe Rodrigues, os Jogos são fundamentais para fomentar o esporte paralímpico. "Esse é o meu terceiro Parapan. Vai ser diferente. Vou nadar oito provas. Antigamente, nadava apenas quatro ou cinco. Então, estou ansioso para representar bem o Brasil. Tenho certeza de que vou subir ao pódio nas oito provas para ajudar o país no quadro de medalhas", afirmou.

O Parapan de Lima, que será disputado entre os dias 23 de agosto e 1 de setembro, é o maior da história, com a presença de 1.890 atletas, de 33 países, em 17 modalidades. "O desafio é grande para o Brasil, pois temos a missão de manter a liderança esportiva continental. Outra inspiração é que vivemos um momento de transição, em que temos o foco voltado para a renovação. Atualmente, temos uma escola de esportes com 600 crianças treinando semanalmente no CT e pretendemos implantar 12 centros de referência pelo Brasil até o fim do ano. Estamos trabalhando para ter uma renovação sustentável", explicou Mizael.

Anúncio do porta-bandeira

Anunciado como porta-bandeira da Cerimônia de Abertura, Leomon Moreno, que completou 26 anos nesta quarta-feira (21.08), é considerado o melhor jogador de goalball do mundo. Faturou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 e liderou a Seleção ao bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e à prata nos Jogos de Londres 2012. Somam-se ao seu currículo dois títulos mundiais da modalidade: na Finlândia, em 2014, e na Suécia, em 2018.

48602446886_f5eb05604b_k.jpg
O Presidente do CPB Mizael Conrado anuncia o jogador de goalball Leomon Moreno como porta-bandeira na cerimonia de abertura dos jogos. Foto: Ale Cabral/CPB

Para o jogador, o convite foi uma surpresa. "É uma responsabilidade grande representar 337 atletas (incluindo os atletas-guias, calheiros e outros, sem deficiência) e, para o goalball, também é muito importante. A gente vem num crescimento grande no mundo e somos a modalidade que mais cresce, nada melhor do que ser o porta-bandeira da melhor nação do mundo, que é o Brasil", comemorou Leomon.

A porta-bandeira dos últimos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá, foi a multimedalhista paralímpica do atletismo Terezinha Guilhermina. Igualmente medalhado, o nadador André Brasil foi o escolhido nos Jogos de Guadalajara 2011, no México.

Brasil em Lima

A delegação brasileira em Lima conta com 315 atletas, dos quais 261 (82,8%) são contemplados pelo programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Das 17 modalidades com participação brasileira, 16 contam com bolsistas. Apenas o Futebol de 7, que saiu do programa paralímpico, não conta com bolsistas. O investimento nos atletas soma R$ 18,1 milhões ao ano. São 60 esportistas na categoria nacional, 42 na internacional, 57 na paralímpica e 101 Pódio.

Infográfico - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

Breno Barros e Mateus Baeta, de Lima, no Peru - rededoesporte.gov.br