Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ágatha e Duda conquistam o título da quarta etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia

Volei de praia

23/11/2020 10h57

Vôlei de praia

Ágatha e Duda conquistam o título da quarta etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia

Na final do torneio em Saquarema (RJ), elas derrotaram a dupla formada por Talita e Carol Solberg por 2 sets a 0

Debaixo de muita chuva, Ágatha e Duda (PR/SE) conquistaram o título da quarta etapa do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia 20/21 - o segundo delas na temporada. No início da noite deste domingo (22.11), a dupla formada pela paranaense e pela sergipana, que representará o Brasil em Tóquio no ano que vem, venceu Talita/Carol Solberg (AL/RJ) por 2 sets a 0 (21/12 e 21/11). A competição ocorreu mais uma vez no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).

Duda e Ágatha no topo do pódio após decisão disputada sob chuva. Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

O ouro é o oitavo do time formado por Ágatha e Duda, integrantes da categoria Pódio, a principal do programa Bolsa Atleta, do Governo Federal. A vitória rendeu 400 pontos no ranking da temporada, e a dupla aumentou a vantagem na liderança com 1.520 pontos. A segunda posição está com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), que somam 1.400. Talita e Carol Solberg (AL/RJ) acumulam 1.240, em terceiro.

“Esta foi a quinta final que fizemos. Sempre ficamos insatisfeitas com nossos erros, não nos acomodamos, esse é o nosso combustível. A cada etapa analisamos o que não funcionou e voltamos a trabalhar"
Ágatha

Ágatha chega agora a 15 títulos de etapas de Open, e ainda foi o destaque do jogo final, escolhida como a melhor do confronto em eleição dos internautas. Após a quarta decisão consecutiva na temporada nacional, a medalhista olímpica destacou o foco do time em corrigir os erros e mostrar evolução a cada torneio.

“Esta foi a quinta final que fizemos. Foram os quatro eventos do Circuito Brasileiro e ainda jogamos o torneio na Holanda em setembro. Estamos ficando insatisfeitas com nossos erros, não estamos nos acomodando, é o nosso combustível. A cada etapa analisamos o que não funcionou e voltamos a trabalhar. Enfrentamos um time muito forte e experiente, usamos uma tática surpresa e deu certo”, comentou Ágatha.

Duda conquistou o nono título de open da carreira. A jovem sergipana não se incomodou com a chuva constante que caiu ao longo de todo o jogo, e ainda enalteceu o trabalho feito pela comissão técnica para a conquista de mais um resultado positivo. “A gente tem de se divertir na chuva ou no sol. É isso o vôlei de praia. A gente acaba pegando essas coisas para se motivar ainda mais e fazer o melhor. Só tenho a agradecer nossa comissão, que focou, ficou junto, todo mundo estudou o que tinha que melhorar”, disse Duda.

Bronze para Ana Patrícia e Rebecca

A partida que inaugurou a rodada noturna deu a medalha de bronze para Ana Patrícia e Rebecca. A dupla, que é a atual campeã brasileira, venceu Elize Maia/Thâmela (ES) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/19). Ana, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo nas quartas de final, entrou em quadra no sacrifício. Além disso, ela também recebeu a notícia de uma perda familiar durante o torneio. Mesmo assim, a atleta de 1,94m não se deixou abater e liderou a conquista de mais um pódio.

“Este foi um dos finais de semana mais difíceis da minha vida. Perdi meu padrinho ontem e ainda tive essa torsão. Mas, por outro lado, também foi um fim de semana que me fortaleceu. Desistir para mim é doloroso, eu detesto perder, mas desistir é pior. E isso é o meu combustível. Estou muito orgulhosa do que fizemos aqui, é difícil descrever a felicidade que estou sentindo agora”, contou Ana Patrícia.

Mesmo sem contar com público presente em razão dos protocolos de segurança sanitária, as partidas não ficaram sem torcida. Fãs do vôlei de praia tiveram a oportunidade de acompanhar os duelos por meio da “Arquibancasa”. Acessando um convite virtual, os fãs interagiram com o animador e participaram de ações nos intervalos das partidas. O sistema foi exibido em telões na quadra central e trouxe animação e cores para dentro da competição.

Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 47 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos aproximadamente de R$ 538 mil por etapa. Após a disputa do torneio feminino nesta semana, o torneio masculino será disputado na sequência, entre os dias 26 e 29 de novembro. As etapas foram divididas em semanas diferentes para reduzir a circulação de pessoas dentro do CDV.

Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei - CBV