Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aberto da Hungria de tênis de mesa terá sete brasileiros na disputa

Tenis de mesa

17/02/2020 16h36

Tênis de Mesa

Aberto da Hungria de tênis de mesa terá sete brasileiros na disputa

Hugo Calderano é o cabeça de chave número dois e busca pontos importantes para o ranking olímpico

Tem início terça-feira (18.02) o Aberto da Hungria. Hugo Calderano, número 7 do mundo, volta a jogar uma etapa do Circuito internacional após recuperação de uma lesão no quadril. Depois da volta, ele já venceu a Copa Pan-Americana e disputou jogos pela Liga Alemã, a Bundesliga. Cabeça de chave número 2 do individual, o brasileiro é cotado como um dos favoritos. Bruna Takahashi, Caroline Kumahara, Eric Jouti, Jessica Yamada, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy são os outros seis brasileiros na disputa.

Em Budapeste, no Mundial de 2019, Calderano chegou às oitavas de final. Foto: Abelardo Mendes Jr./ rededoesporte.gov.br

A Hungria traz boas recordações aos brasileiros no tênis de mesa. No Mundial de 2019, o país colocou sete atletas na chave principal, em desempenho semelhante ao das maiores potências da modalidade, como Suécia, Coreia do Sul, Alemanha, Japão e China.

No mesmo torneio, Calderano igualou a melhor campanha de um brasileiro na história da competição, ao chegar às oitavas de final, feito que somente Biriba e Cláudio Kano haviam conseguido anteriormente. Calderano só caiu diante do chinês Ma Long, que se tornaria, ao fim da competição, tricampeão mundial de forma consecutiva. 

No Aberto da Hungria de 2018, Calderano foi semifinalista. A busca por bons resultados tem valor para o ranking olímpico. Calderano tenta se fixar entre os quatro melhores para evitar confrontos precoces contra chineses em Tóquio.

O que esperar de cada grupo de brasileiros no torneio:

Briga por pódio – Hugo Calderano é um dos favoritos em Budapeste. Cabeça de chave número 2, tem no japonês Tomokazu Harimoto seu principal rival. A final é no domingo de Carnaval.

Chave Principal – Essa é a meta mais próxima de, pelo menos, dois brasileiros. Bruna Takahashi conseguiu passar num Aberto Platinum, na Alemanha, e tenta repetir o feito. Melhor entre os homens nos Abertos da Alemanha (ficou na fase preliminar 4, a última antes da chave principal) e Portugal (único a passar da fase de 64), Vitor Ishiy busca novo bom resultado.

Querem surpreender – Thiago Monteiro já mostrou que cresce em grandes competições. Em 2019, chegou na fase de 32 do Aberto Platinum do Catar. Caroline Kumahara e Jessica Yamada estão disputando competições internacionais consecutivas, com bom ritmo de jogo. Eric Jouti fez um bom Aberto na Espanha, não disputou torneios na semana passada e deve vir forte para buscar algo a mais.

Duplas – Serão quatro parcerias com brasileiros em Budapeste. No feminino, Caroline Kumahara joga ao lado da norte-americana Lily Zhang, enquanto Jessica Yamada e Bruna Takahashi formam outra dupla. No masculino, Eric Jouti e Vitor Ishiy. Nas mistas, Ishiy e Bruna repetem a parceria que quase conquistou medalha em Portugal, parando nas quartas de final.

Jogos do primeiro dia envolvendo brasileiros (horários de Brasília):

Individual Feminino
7h30 – Fase Preliminar 1 – Caroline Kumahara x Giorgia Piccolin (ITA)
8h20 – Fase Preliminar 2 – Jessica Yamada x Yuan Wan (GER)

Individual Masculino (horários a confirmar)
Fase Preliminar 2 – Thiago Monteiro x Aliaksandr Khanin (BLR) ou Miad Loftjanabadi (IRI)
Fase Preliminar 2 – Vitor Ishiy x Norbert Nagy (HUN) ou Alexandre Cassin (FRA)
Fase Preliminar 2 - Eric Jouti x Diogo Chen (POR)

Duplas Feminino
13h20 – Fase Preliminar 1 – Bruna Takahashi e Jessica Yamada x Sutirtha Mukherjee e Krittwika Roy (IND)

Duplas Masculino
14h20 – Fase Preliminar 1 – Vitor Ishiy e Eric Jouti x Leonardo Mutti e Jordy Piccolin (ITA)

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa