Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A um ano dos Jogos, COB enfatiza retomada dos treinamentos

Atletismo

23/07/2020 12h10

Tóquio 2021

A um ano dos Jogos, COB enfatiza retomada dos treinamentos

Reabertura do CT no Parque Olímpico da Barra, Missão Europa e Programa Emergencial de Apoio ao Sistema Olímpico são os destaques recentes na delegação brasileira

Neste dia 23 de julho, o mundo celebra, pela segunda vez, a marca de um ano para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Uma situação inédita causada pela pandemia do novo coronavírus que fez com que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) alterasse rotinas e procedimentos com o objetivo de zelar pela integridade física e saúde de seus públicos diretos (atletas, treinadores e colaboradores), garantir a sustentabilidade do Movimento Olímpico nacional através das Confederações Brasileiras, além de propiciar a melhor preparação e condições de classificação para os atletas. Nos últimos dias, foram colocadas em prática duas ações: a primeira fase da Missão Europa, em Portugal, e a reabertura do Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

Estádio Olímpico de Tóquio: daqui a um ano, será palco da Cerimônia de Abertura dos Jogos. Foto: Tokyo2020

“Desde que o COI anunciou o adiamento dos Jogos Olímpicos, no dia 11 de março, o COB trabalha na busca de alternativas que permitam que o Movimento Olímpico Brasileiro supere o cenário trazido pela pandemia da melhor forma possível. Estamos dando passos seguros para proporcionar uma preparação adequada aos nossos atletas”, disse o presidente Paulo Wanderley. “Daqui a um ano nos apresentaremos em grande forma do outro lado do mundo”, completou.

No CT Time Brasil, 40 atletas estão liberados para acessar as dependências nessa primeira semana de reabertura. O acesso será permitido ainda para treinadores, equipes multidisciplinares e funcionários do COB – que estavam em home office desde 18 de março e voltaram à atividade na última segunda (13.07) -, todos testados previamente. O primeiro grupo a utilizar o espaço é formado por atletas que residem no Rio de Janeiro e já garantiram vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio ou estão próximos da classificação. Novas permissões serão concedidas gradualmente, de acordo com as cinco fases estabelecidas pelo protocolo do COB.

A sensação é de começar tudo de novo em busca de um sonho. Espero que agora a gente possa voltar com tudo todos os dias treinando.
Ana Marcela Cunha, campeã mundial de maratonas aquáticas, que retomou atividade no CT do COB no Rio de Janeiro

“É um momento bom para retornar a treinar e a cabeça continua com o mesmo objetivo. A sensação é de começar tudo de novo em busca de um sonho. Espero que agora a gente possa voltar com tudo todos os dias treinando. Daqui a algumas semanas, vamos para a Missão Europa e lá a gente conseguirá correr um pouco mais atrás”, enfatizou a campeã mundial de maratonas aquáticas Ana Marcela Cunha, que voltou ao CT Brasil na última segunda-feira.

Já a Missão Europa, que levará mais de 200 atletas para treinar no Velho Continente até dezembro, teve início na última sexta-feira (17.07) com 112 pessoas, entre eles 72 atletas, sendo 37 homens e 35 mulheres, de seis modalidades – boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação e nado artístico. Eles embarcaram para Portugal, escolhido por estar em um estágio avançado no enfrentamento à Covid-19 e por já ter sido escolhido como base principal de aclimatação do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

“Estamos felizes por termos retornado aos treinos após tanto tempo paradas e já com um objetivo, que é o pré-olímpico de nado artístico, pra conseguimos a vaga em Tóquio. Este ano já estávamos tensas, sentindo essa emoção dos Jogos se aproximando. Mas, quando tudo mudou e a contagem regressiva recomeçou, surgiu uma nova chance de sentir essa vibração novamente”, celebrou a atleta Luisa Borges, do nado artístico.

23072020_chama_olimpica.jpg
Chama olímpica no gramado Estádio Olímpico de Tóquio: nova marca de um ano para a abertura. Foto: Tokyo2020
"Sabemos que os desafios para Tóquio serão muitos: cultura, fuso horário, gastronomia, distância. Mas tudo já foi testado e novas experiências serão vividas antes dos Jogos, para que possamos oferecer as melhores condições para que nossos atletas"
Marco La Porta, chefe da Missão Tóquio 2020 e vice-presidente do COB

Retomada das Atividades

O COB também segue dando apoio a outros atletas do Brasil que retomaram suas atividades em locais em que a pandemia está sob controle. São os casos de Thiago Braz, do salto com vara, na Itália; Nubia Soares, do salto triplo, na Espanha; Nathalie Moellhausen, da esgrima, na França; Tati Weston Webb, do surfe, no Havaí, dentre inúmeros outros, no Brasil e no exterior, que seguem sendo monitorados diariamente pela equipe de gestão esportiva do COB.

“Estamos acompanhando todas as ações e as monitorando para identificar qualquer necessidade específica. Para o COB, nada é mais importante que o atleta, por isso todas as nossas atenções são voltadas para que consigamos retomar nossas atividades com segurança, dosando a carga de treinos e evitando lesões. É importante entender que todas essas ações são complementares e serão ampliadas dentro do possível”, disse Jorge Bichara, diretor de esportes do COB.

Japão

O COB segue trabalhando pensando no Time Brasil no Japão. Os contratos com as companhias aéreas, com as empresas que fornecerão alimentação brasileira aos atletas durante os Jogos, com a Peak, fornecedora de material, e com as nove bases de aclimatação antes dos Jogos foram renegociados. Em 2021, os atletas brasileiros terão à disposição bases em Chiba, Enoshima, Hamamatsu, Sagamihara, Miyagase, Saitama, Ota, Koto e Chuo, esta última bem perto da Vila Olímpica. A divisão de modalidades em cada base está sendo definida de acordo com os planejamentos conjuntos entre COB e confederações.

“Temos a certeza de que esses 365 dias passarão rápido. E, por isso, estamos trabalhando intensamente. É uma logística que vem sendo preparada com antecedência, desde antes do Rio 2016, e que foi mantida para o ano que vem. Nós sabemos que os desafios para Tóquio serão muitos: a cultura, o fuso horário, a gastronomia, a distância. Mas tudo já foi testado, e novas experiências serão vividas antes dos Jogos, para que possamos oferecer as melhores condições para que nossos atletas se preocupem apenas com o desempenho esportivo”, disse Marco La Porta, chefe da Missão Tóquio 2020 e vice-presidente do COB.

Comitê Olímpico Internacional

No Japão, o Comitê Olímpico Internacional divulgou nesta quinta-feira, no Estádio Olímpico de Tóquio, um vídeo para simbolizar o marco de um ano para a nova data de abertura dos Jogos. A produção audiovisual trouxe mensagens de apoio e esperança de atletas de vários cantos do planeta que estão na corrida para integrar  o megaevento do ano que vem. Com um conceito de trabalhar o "novo normal" trazido pela pandemia, o vídeo também expressava o respeito e a gratidão a todos os profissionais da área médica e conectados com a assistência à pandemia nos últimos meses. 

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil