Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A 50 dias dos Jogos, pódio, música e figurino das cerimônias de premiação são revelados

Geral

03/06/2021 11h15

Tóquio 2021

A 50 dias dos Jogos, pódio, música e figurino das cerimônias de premiação são revelados

Pódios foram construídos com material 100% reciclado, a partir de 24,5 toneladas de resíduos coletados pela população japonesa

A 50 dias da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, programada para 23 de julho, o Comitê Organizador revelou nesta quinta-feira (03.06) o pódio, a música tema, o figurino e as bandejas em que serão carregadas as medalhas a serem entregues aos atletas nas cerimônias de premiação.

03062021_podio32.jpg
Foto: Tokyo 2020

O evento transmitido ao vivo pelas redes sociais ocorreu na Ariake Arena, que durante os Jogos receberá as disputas de vôlei e basquete em cadeira de rodas. "Durante os Jogos de Tóquio, haverá um total de 878 cerimônias de premiação. Serão 339 nas Olimpíadas e 539 nas Paralimpíadas", afirmou a presidente da Tóquio 2020, Seiko Hashimoto. "Espero que, quando os atletas estejam no pódio, com o mundo inteiro assistindo, possamos apreciar a essência do valor dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos", completou.

Entre os atletas olímpicos que fizeram parte da cerimônia estavam Ryota Murata, medalhista de ouro no boxe nos Jogos de Londres, em 2021, e Kyoko Iwasaki, que tinha 14 ano quando conquistou o ouro na natação em Barcelona, 1992. Eles dividiram o palco com Junichi Kawai, cinco vezes medalhista de ouro na natação paralímpica, e Kuniko Obinata, multimedalhista no ski alpino para deficientes visuais.

"Estar no pódio sendo cega e sentir o que sinto agora, ouvindo essa música, é muito grande, arrepia. Eu não sou mais atleta e não vou ter essa experiência nos Jogos de Tóquio, mas ouvir essa música me remete às sensações que tive nos momentos em que subi ao pódio", disse Obinata.

 

The podiums for the Victory Ceremony of the Olympic and Paralympic Games are 🔥!

For the first time in history, they are made from recycled plastic ♻️ donated by the Japanese public.

Watch the #Tokyo2020 Victory Ceremony: https://t.co/VIy5CQkvwF pic.twitter.com/vg41a7LzQI

— #Tokyo2020 (@Tokyo2020) June 3, 2021

Pódio 100% reciclado

Os pódios que serão usados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio trazem um caráter de ineditismo. Todos foram criados usando resíduos plásticos reciclados, doados pela população japonesa, numa iniciativa para enfatizar como uma sociedade pode ser, de fato, sustentável.

Ao longo de nove meses, 24,5 toneladas de plástico reciclado, o equivalente a 400 mil garrafas de sabão líquido, foram coletadas para criar os 98 pódios que serão usados durante os Jogos. Os símbolos brilhantes aplicados nos pódios também foram feitos a partir de resíduos descartados, a partir de alumínio reciclado de estruturas temporárias criadas na região afetada pelo terremoto que atingiu o leste do Japão em 2011.

"Eu estou orgulhoso do design e do conceito, criados em torno da palavra conectar", disse o designer Asao Tokolo, que também foi responsável pelo emblema dos Jogos Tóquio 2020. "Desenhei esse pódio em um mundo pré-pandêmico, mas quero ser otimista com a possibilidade e a esperança de que possa ser uma forma de as pessoas se reconectarem de novo, a despeito da atual realidade de separação", completou.

Hino aos heróis

A melodia forte e o refrão elevado que tocarão quando os atletas forem presenteados com as medalhas foi composta por Naoki Sato, um dos principais compositores do Japão, e tem como objetivo fazer com que os atletas de todos os comitês olímpico e paraolímpico se sintam à vontade durante as cerimônias. O arranjo reuniu 144 músicos e integrantes das principais orquestras sinfônicas do Japão.

Segundo Sato, a música foi projetada "para acompanhar o momento em que as pessoas ao redor do mundo se unem para celebrar os atletas no pódio. "A música das cerimônias de premiação é um hino para os atletas que são os heróis dos Jogos. É um tributo aos atletas olímpicos e paralímpicos que superaram todo tipo de adversidade para participar dos Jogos.

 

Woah! 🤩

Check out these future #Tokyo2020 medallists. 😏 pic.twitter.com/vdVXRFsFbo

— #Tokyo2020 (@Tokyo2020) June 3, 2021

Figurino e bandejas

Os trajes usados ​​nas cerimônias de premiação são baseados em um conceito de vestimenta cerimonial moderna e incorporam técnicas de produção de quimonos tradicionais. Projetados com tecnologia de resfriamento para que o usuário suporte o calor e a umidade do verão em Tóquio, os trajes, para serem usados ​​por voluntários que levarão as medalhas e acompanharão os atletas nas cerimônias, foram feitos de fibras recicladas ecologicamente corretas.

As bandejas, nas quais ficarão as medalhas de ouro, prata e bronze, foram produzidas com polímero termoplástico reciclável e trazem o tradicional leque japonês. A base, de cor azul índigo - a mais profunda das cores gráficas centrais de Tóquio 2020 - harmoniza-se com os pódios e os figurinos.

"Combinar o aspecto emocional das roupas japonesas com o design prático das roupas ocidentais me permitiu criar roupas formais, leves e confortáveis. Em concordância com o artesanato japonês voltado para o futuro, contratei artesãos e fábricas em todo o Japão, usando materiais ecológicos para produzir apenas a quantidade necessária da maneira mais eficiente possível", disse Sota Yamagushi, diretor de moda responsável pelos figurinos e pelas bandejas.

capture-20210603-110329.png
Figurino a ser usado pelos voluntários responsáveis pela entrega das medalhas nas cerimônias de premiação. Foto: Tokyo 2020

Rededoesporte.gov.br, com informações de Tóquio 2020