Atlanta-1996

Ouro inédito

O Brasil chegou às Paraolimpíadas de Atlanta-1996 com 14 medalhas de ouros conquistadas nos Jogos. Curiosamente, todas elas vindas do atletismo e da natação. Destas, 12 vieram das pistas e 2 das piscinas. Nos Estados Unidos, Antônio Tenório da Silva entrou para a história do esporte paraolímpico brasileiro ao se tornar o primeiro judoca a subir ao topo do pódio em uma edição dos Jogos.

Competindo na categoria até 86kg, o brasileiro conquistou a medalha de ouro para o Brasil ao derrotar o espanhol Francisco Boedo na final, por ippon. Tenório quebrou a sequência de medalhas conquistadas apenas no atletismo e na natação e colocou o judô na lista de esportes em que o Brasil conseguiu a tão sonhada medalha dourada. Além do judoca, o Brasil conquistou outro ouro em Atlanta, com o nadador José Afonso Medeiros, o Caco, nos 50m borboleta.

CPB/Divulgação
CPB/Divulgação # Em Atlanta, Antônio Tenório tornou-se o primeiro judoca brasileiro medalhista nos Jogos Paraolímpicos
Em Atlanta, Antônio Tenório tornou-se o primeiro judoca brasileiro medalhista nos Jogos Paraolímpicos


Recorde de mulheres

As Paraolimpíadas de Atlanta ficaram marcadas para as atletas brasileiras. Em 1996 a delegação brasileira contou com 19 mulheres na equipe, um recorde até aquela edição. Antes dos Jogos daquele ano, o Brasil tinha levado um total de 29 mulheres para as seis primeiras Paraolimpíadas.

Em Atlanta, as meninas brasileiras competiram no atletismo, na natação, no tênis de mesa, no basquete em cadeira de rodas e na esgrima em cadeira de rodas. Os destaques foram Ádria dos Santos, com três medalhas de prata; Maria José Alves, que levou dois bronzes; e Suely Guimarães, bronze no arremesso de disco.

 

Classificação por total de medalhas

*OURO – Judô Antônio Tenório da Silva (até 86kg) – Natação José Afonso Medeiros “Caco” (50m borboleta classe S7)
PRATA – Atletismo Ádria Rocha Santos (100m rasos, 200m rasos e 400m rasos classe T10); Douglas Amador (200m rasos classe T37); e Josias Lima (arremesso de peso classe F52) – Natação Genezi Alves de Andrade (150m medley classe SM3)
BRONZEAtletismo Anderson Lopes (lançamento de disco classe F36); Douglas Amador (100m rasos classe T37 e salto em distância classes F34-37); Suely Guimarães (lançamento de disco classes F55-57); e Maria José Alves “Zezé” (100m e 200m rasos classe T11) – Natação Adriano Galvão Pereira (50m livre e 100m livre classe S2); Adriano Lima (50m livre classe S6); Genezi Alves de Andrade (100m e 200m livre classe S3); Gledson Soares (200m medley classe SM7); Ivanildo Vasconcelos (100m peito classe SB4)