Você está aqui: Página Inicial / Coberturas em tempo real / Jogos Olímpicos da Juventude - Buenos Aires 2018

Dirigente do basquete e do COI, Patrick Baumann morre vítima de ataque cardíaco em Buenos Aires

publicado 14/10/2018 13h35

O início do domingo (14.10) nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires foi marcado por um momento de consternação. Secretário geral da Federação Internacional de Basquete e integrante do Comitê Olímpico Internacional, o suíço Patrick Baumann morreu vítima de um ataque cardíaco.

Baumann estava na capital argentina para acompanhar o megaevento esportivo. De acordo com nota oficial da FIBA, o dirigente recebeu pronto-atendimento dos médicos, mas não resistiu. Em forma de homenagem, a bandeira olímpica ficará a meio mastro nos Jogos da Juventude e na sede do COI, na Suiça, pelos próximos três dias.

O presidente do COI, Thomas Bach, afirmou que a morte do colega foi um grande choque. "É difícil de acreditar nessa notícia terrível. Eu sempre o vi como alguém que trabalhava duro e em favor do esporte, que tanto amava. Perdemos um líder jovem e compreensivo, cheio de esperança, que defendia o futuro do esporte", afirmou Bach.

O Comitê Organizador dos Jogos de Buenos Aires divulgou uma nota de pesar. Segue um trecho:

"O Comitê Organizador Buenos Aires 2018 quer expressar sua enorme tristeza pelo falecimento repentino de Patrick Baumann presidente da Associação de Federações Internacionais Olímpicas de Verão (ASOIF) e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Baumann, também secretário geral da FIBA, foi um dirigente desportivo de vanguarda. Sua visão sobre o futuro do olimpismo foi uma fonte de inspiração para que toda uma geração abrace a prática esportiva.

"Patrick foi um dirigente esportivo brilhante e uma grande pessoa. Tive a honra de que me tenha considerado seu amigo", afirmou o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Buenos Aires, Gerardo Werthein.

Baumann também era presidente do Comitê Organizador dos Jogos Lausanne 2020 e da comissão de coordenação do COI para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

rededoesporte.gov.br