Você está aqui: Página Inicial / Coberturas em tempo real / Baku 2018 - Mundial de Judô

Brasil sofre virada da Alemanha na repescagem e está fora do Mundial por Equipes Mistas em Baku

publicado 27/09/2018 07h00


Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br
Rafaela Silva x Theresa Stoll, no confronto contra a Alemanha: vitória da brasileira daria vantagem de 2 x 0. Derrota abriu caminho para a virada dos rivais no Mundial por Equipes Mistas de Baku

Depois de um início animador no confronto contra a Alemanha, válido pela repescagem do Campeonato Mundial por Equipes Mistas de Judô de Baku, o Brasil acabou sofrendo uma virada e, com isso, não chegou à disputa do bronze na capital do Azerbaijão. Com isso, o país retorna do Mundial de Baku com apenas uma medalha conquistada em todos os oito dias de competição, o bronze de Érika Miranda, na categoria meio-leve (-52kg). Foi o pior desempenho do país em um Mundial de Judô desde 2009, em Roterdã, na Holanda, quando a seleção brasileira não conquistou nenhuma medalha.

A repescagem começou com o Brasil marcando o primeiro ponto quando, pela categoria +70kg, Maria Suelen Altheman venceu Carolin Weiss por ippon. Na sequência, Rafael Silva, pela categoria +90kg, fez uma luta dura contra Karl-Richard Frey, decidida apenas aos 3 minutos do golden score, por ippon para o brasileiro.

Com 2 x 0 no placar, a campeã olímpica Rafaela Silva pisou no tatame do National Gymnastics Arena para enfrentar Theresa Stoll pela categoria -57kg. Parecia que o Brasil conquistaria o terceiro ponto e Rafaela Silva liderava por wazari até 36 segundos para o final, quando sofreu um ippon, que deu o primeiro ponto para a França.

O empate dos franceses veio na luta seguinte, na categoria -73kg, quando David Lima foi superado por Anthony Zingg por ippon. Na sequência, pela categoria -70kg, Maria Portela perdeu para Laura Vargas Koch por wazari no golden score e, na última luta, na categoria -90kg, Eduardo Yudy sofreu dois wazaris e acabou superado no resultado que deu a vitória aos franceses.

O Mundial por Equipes Mistas foi marcado por um momento histórico em Baku: pela primeira vez na história do judô as duas Coreias, do Sul e do Norte, competiram juntas em um mesmo time nos tatames. O time coreano perdeu a semifinal para o Japão e disputa a medalha de bronze.