Você está aqui: Página Inicial / Coberturas em tempo real / Baku 2018 - Mundial de Judô

Com Putin no ginásio, Brasil perde para a França e disputa repescagem no Mundial por Equipes Mistas em Baku

publicado 27/09/2018 05h28, última modificação 27/09/2018 05h37


Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br
David Moura aplica ippon em Cyrille Maret, da França, na luta que deu o primeiro ponto para o time brasileiro no duelo contra os europeus

O Brasil não conseguiu avançar à semifinal do Campeonato Mundial por Equipes Mistas de Baku. Depois de passar por Cuba na primeira rodada, a equipe foi derrotada por 4 x 2 pela França nas quartas de final do torneio e, com isso, agora só pode tentar a medalha de bronze na competição, que será olímpica em Tóquio 2020.

Na primeira luta, pela categoria -90kg, Rafael Macedo enfrentou Axel Clerget e perdeu por wazari. Na sequência, a França marcou seu segundo ponto quando Beatriz Souza sofreu um ippon com 57 segundos de luta diante de Anne Fatoumata Bairo pela categoria +70kg.

No terceiro duelo (-90kg), David Moura aplicou um ippon em Cyrille Maret com apenas 27 segundos de luta e deu o primeiro ponto para o Brasil. Mas logo depois a França voltou a abrir vantagem no placar quando Helene Receveaux aplicou uma chave de braço em Rafaela Silva com apenas 49 segundos de confronto.

Aos franceses, restava apenas mais um ponto para garantir a classificação para as semifinais. Entretanto, David Lima foi muito eficiente contra Guillaume Chaine pela categoria -73kg e aplicou um ippon com 58 segundos de duelo para dar o segundo ponto para o Brasil e reacender as chances da equipe: 3 x 2.

No sexto confronto, contudo, a parada era duríssima para Maria Portela, pela categoria -70kg. Diante de Clarisse Agbegnenou, campeã mundial em Baku, em Budapeste (2017) e em Chelyabinsk (2014), vice-campeã mundial em 2013 e 2015 e prata nas Olimpíadas do Rio 2016, Portela levou a luta para o golden score, mas no desempate sofreu dois shidos (punições) que asseguraram a vitória à França.

Enquanto Portela lutava, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou ao National Gymnastics Arena, em Baku, para acompanhar, ao lado do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, o duelo entre Rússia e Alemanha, pelas quartas de final do Mundial por Equipes Mistas. A Rússia venceu e a Alemanha será a rival do Brasil na repescagem.


Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br - O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acompanham o Mundial por Equipes Mistas em no National Gymnastics Arena, em Baku