Você está aqui: Página Inicial / Coberturas em tempo real / Baku 2018 - Mundial de Judô

Rafaela Silva é o Brasil neste sábado no Mundial de Baku

publicado 22/09/2018 02h42, última modificação 22/09/2018 03h02


Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

Campeã mundial em 2013 no Rio e campeã olímpica no Rio 2016, a carioca Rafaela Silva, atual número 9 do ranking mundial, é a única representante do Brasil no terceiro dia de competições do Campeonato Mundial de Baku. Pela categoria leve (-57kg), Rafaela estreia no National Gymnastics Arena, local das lutas na capital do Azerbaijão, contra uma rival que ela conhece bem: a canadense Jessica Klimkait, 10ª do ranking mundial.

Este ano, a oponente conquistou a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de San José, na Costa Rica, e prata nos Grand Prix de Hohhot, na China, e Zagreb, na Croácia. Rafaela, que em janeiro passou por uma cirurgia no cotovelo esquerdo que a tirou das competições por três meses, só participou de três torneios em 2018. Ela sagrou-se campeã em seu último compromisso, o Grand Prix de Budapeste, e chega embalada para o Mundial em Baku.

O retrospecto anota três duelos entre Rafaela Silva e a canadense, com duas vitórias para a brasileira e uma para a rival. Rafaela venceu no Campeonato Pan-Americano de 2016, disputado em Havana, e no Grand Slam de Abu Dhabi de 2017. Entretanto, Jessica Klimkait triunfou no último encontro entre as duas, em abril deste ano, no Grand Prix de Zagreb, na Croácia.

Rafaela é a única atleta do judô brasileiro, entre homens e mulheres, a ter no currículo o ouro olímpico e mundial. Em Baku, ela tenta igualar o feito de Mayra Aguiar, que disputa o Mundial de Baku na categoria -78kg, e João Derly, já aposentado e hoje na carreira política, até aqui únicos judocas do país que chegaram a dois títulos mundiais.